segunda-feira, 13 de maio de 2013

Off Camera: última parte da entrevista de Sam Jones com Robert Downey Jr.



P: Você sempre foi considerado o ator dos atores. Eu não sei se foi em torno de Chaplin ou antes, mas você ficou sobrecarregado com o que está sendo chamado de "o maior ator de sua geração" e todas essas coisas, e ainda para os últimos cinco anos, você já ancorou duas franquias comerciais extremamente bem-sucedidas para grandes estúdios. Eu não sou normalmente atraído por esses filmes, mas em ambos, o Homem de Ferro e Sherlock Holmes, você traz uma profundidade para esses personagens que geralmente é camuflada ao longo desses tipos de filmes. Você vê alguma diferença entre um pequeno filme como duas meninas e um cara e Iron Man em termos de o que você está trazendo para o personagem?
R: Eu gosto da ideia de trazer aspectos comercializáveis ​​para pequenos filmes e um espírito independente para grandes filmes. E eu apenas gosto de tentar investir qualquer coisa com um senso de jogo. Verdade seja dita, há muitos atores mais qualificados e capazes da minha geração do que eu. Eu sou apenas um trabalhador muito experiente, e eu definitivamente sou dedicado, e eu definitivamente trabalho tão duro quanto o próximo cara. Acho que você faz a sua sorte. Eu não gostaria da minha trajetória em ninguém, mas tem sido muito legal. Também é como uma impressão digital - isso nunca aconteceu antes, e isso nunca vai acontecer de novo. É estranho para mim, mas em caso que você queira que eu responda a sua pergunta [risos], eu diria que eu olho para todos os projetos da mesma forma, muito imparcial e extremamente crítico.
Às vezes, a minha natureza crítica pode desanimar as coisas, por isso estou voltando um pouco ao entusiasmo mais cru. Além disso, ninguém quer ver ninguém passar por seu processo angustiado. Ninguém quer ver ninguém projetando seus dilemas subconscientes sobre bem-intencionados colegas de trabalho. Eu fiz muito bem em não ser tóxico naquele reino. Eu testemunhei uma quantidade razoável de que, como atores, todos nós estamos fazendo essa coisa muito sensível. Mas o que eu sei é que eu entendo um pouco mais a cada dia e a cada ano e cada projeto e cada sucesso. Eu sei como fazer engenharia reversa dessas coisas e dizer: "Uau, é por isso que funcionou." A forma como vamos chegar lá nunca é a mesma duas vezes, e você nunca pode repetir sucesso por sucesso, mas você pode extrapolar as coisas. E eles são sempre baseadas em princípios. Qual é o equilíbrio tonal? Qual é o sentido de diversão? Qual é o sentido de investimento emocional? Qual é a sensação de surpresa? Como um membro da plateia, você está indo definitivamente para conseguir essa coisa que você está sentindo que você merece. Você está indo para obter uma resolução. Nós vamos ter certeza de que é gratificante. No universo Marvel em particular, é como estamos sempre querendo saber o que nós queremos neste momento ou no desenvolvimento da franquia. Nós criamos uma expectativa. Se estamos sentados na plateia, a gente sempre quer algo que não esperávamos após os créditos feitos - um ovo de Páscoa, ou o que vocês chamam aquela coisa. Um pós-escrito. As pessoas adoram isso. Assim, certos aspectos de reproduzir sucessos são bastante identificáveis – se refere àquilo o tempo todo, e é quase igual isso, mas não deve ser exatamente como foi antes.

P: Mas é engraçado, porque você criou isso. Você criou uma nova receita para este tipo de filme, e então você criou uma espécie de demanda para o público continuar a ter essa experiência com a receita. Você levantou a barra para onde se alguém está indo para ir fazer um filme sobre uma história em quadrinhos ou herói de ação, eles estão indo para referenciar o Homem de Ferro como o melhor exemplo de como humanizar um personagem maior que a vida. E eu vejo que você é diferente nesse tipo de papel tanto que ninguém jamais poderia ser.
R: É engraçado. No caminho para cá, havia um grande cartaz de rua para Homem de Ferro 3, e eu estava olhando para ele, e ele é tão estranho para mim que eu ainda não me identifico com ele. E talvez de uma maneira que vai voltar para o quê, meu professor de artes de teatro em Santa Monica High, Mr. Jellison, disse sobre como você tem que manter uma distância estética. Ou talvez eu ainda esteja apenas não deixando o amor entrar, mas eu também sei que às vezes eu tenho uma opinião muito grande de mim mesmo. E se eu fosse para abrir as comportas, eu poderia me tornar o exemplo de tudo o que eu tenho te dito que eu não gosto, que eu não quero ser.

P: Com certeza, mas eu noto que há uma ajuda para um monte dos seus trabalhos também, onde você dá aquele pequeno aceno para o público de "Oh, eu sei o que estou fazendo aqui."
R: Certo. Bem, quem quer que seja que começou isso, fez um trabalho muito bom com ele. Lembro-me de vê-lo no cinema, se era Bill Murray em Groundhog Day ou Chevy Chase, as pessoas que foram capazes de dramatizar o que é grande sobre a comédia, o que é grande sobre os personagens. Eu estava assistindo Fletch outra noite...

P: Oh Deus, eu amo Fletch!
R: E eu pensavR: "Como é que ele vai se safar dessa? O que ele está fazendo? Ele apenas diz e faz o que quer, não importa o que está acontecendo. Ele está sendo escoltado em uma delegacia e apenas pega o celular e atende!"

P: É como se eles estivessem escrevendo o filme do modo como eles estavam fazendo isso: "Nós não temos um nome para esse cara aqui. Ok, só mantenha a câmera rodando. Vou pensar em alguma coisa." Então, você sente a pressão, porque há muito dinheiro montando seus filmes recentes, ou você deixa que outras pessoas se preocupem com isso?
R: Ambos. Quero dizer, não é o meu dinheiro, mas minha linha de sangue nos últimos 50 anos tem estado tão fora do estabelecimento que há algo em mim que se sente realmente meio que sujo e grandioso sobre ser um homem da companhia. Eu realmente gosto disso. E tem também sido uma coisa transcendente para mim, porque seria muito fácil projetar todos os meus defeitos de caráter para alguma marca e dizer: "Oh, você sabe aqueles que você conhece esses idiotas na Fox..." É tão fácil dizer isso, e realmente o que está por trás dessa parede ilusória que eu criei são outros homens e mulheres, outros seres humanos.
Há diferentes maneiras de fazer negócios a cada 20 metros de qualquer setor, mas eu gosto disso. Tem sido uma educação incrível na maneira como as coisas funcionam, e por um elevado abandono escolar, como tem sido a minha licenciatura - Eu comecei meu doutorado em grandes filmes de estúdio e de negócios e criatividade. Muitas vezes, é quando há mais procura em que eles precisam das mais variadas saídas radicais ou simplesmente de alguém pondo os pontos nos I’s ou cruzando os T’s. Eles precisam daquela receita secreta, e eu não estou dizendo que eu sou responsável por trazê-la, mas eu sei quando estamos chegando perto.

P: Sua vida teve um tipo de arco. Eu sei que você foi ao ar lavando sua roupa suja com a prisão anunciada, mas olhando para trás, depois de sucessos fenomenais como Homem de Ferro, havia algo de positivo sobre a experiência de estar na cadeia que levou a esta fase da sua carreira?
R: É como estar de castigo. Quando as crianças estão de castigo, eles com certeza pensam muito sobre isso, e quando não estão, eles simplesmente não pensam sobre isso - eles estão apenas contentes de que não estão de castigo. Portanto, a melhor parte de toda a experiência onde a sua liberdade é tirada de você por uma instituição é quando acaba. Ao mesmo tempo, eu aprendi muito sobre o tempo e fazer tempo em vez de deixar ele fazer você. Há tantas maneiras diferentes de estar na prisão. A relação de baixa qualidade é pior do que a prisão e estar na rua e não ser capaz de colocar a cabeça para baixo e perceber: "Ei, eu cometi uma tonelada de erros, e agora eu tenho que ter a humildade de construir a minha vida ou a minha carreira ou meus relacionamentos de volta, sem culpa e sem auto piedade. Sem ser amargo." Em si, a prisão é apenas uma ferramenta para deter pessoas que perderam o seu caminho com um processo de viver bem. É como estar de castigo.

P: Mas se você está de castigo suficiente...
R: Eu não sei. Se você analisar os reais resultados do estudo psicológico, é eficaz? Não. O que é eficaz é motivar as pessoas para o que é certo para eles. É motivar as pessoas para sentir que não há nada impossível sobre a sua vida que eles não estão aceitando como tal.

P: Então, é Homem de Ferro 3, último filme da série?
R: Certamente, o último filme neste contrato. Aliás, eu acho que você e eu deveríamos encerrar o assunto por uma semana em algum lugar e ver o que acontece. Traga uma câmera.

P: Você acha?
R: É. Peça comida três vezes por dia. Nós vamos obter um grande trabalho feito.

P: Você sabe, eu provavelmente poderia fazer isso por cerca de seis horas antes de começar a mijar nas calças.
R: Você ficaria bem. [Risos]. O seu dia favorito na prisão seria o dia em que lhe diriam para enrolá-lo. Você já foi liberado.

P: Então, agora que este ciclo de filmes está chegando ao fim você está a procura de algo diferente?
R: Sim, embora as transições estejam sempre difíceis, sabe? Você simultaneamente se sente limitado por alguma coisa, mas também confortado por ela. E verdade seja dita, a trilogia de Homem de Ferro e Os Vingadores e a série Sherlock, nenhum tem sido limitante. Ele me deu uma imensa quantidade de liberdade, mas como você disse, o tempo leva tempo e contratos executados por um determinado período. Então, a coisa boa agora é a transição de ter essa empresa de produção com a patroa, e nós vamos começar a pousar em pastagens mais verdes e possivelmente outras coisas.
A outra coisa que eu tenho certeza que você pode relacionar-se é quando você está lá fazendo o seu trabalho, o seu ofício, independente do quê você deseja obter com isso, você basicamente não está vivendo a vida real que são oferecidas às outras pessoas. Você está viajando, porque você tem um show em algum lugar. Você está indo para um show, porque tinha que fazer algo em um sábado, por exemplo. Mas porque eu perdi os últimos anos, ou seja, há também uma grande parte de mim que tem uma educação incompleta. Eu gostaria de trazer um melhor eu para com quem eu estou em um jantar. Aumentar meu próprio senso generalista mesmo que as pessoas se cansem de me assistir trabalhar. Eu sinto que em 47 anos não se trata de recuperar o atraso. Trata-se de criar espaço para as coisas que são meio que ditas para acontecer. Essencialmente dentro e fora desde que eu tinha 17 anos, eu tenho tanto dado uma folha chamada em muitas manhãs consecutivas quanto não, e eu gosto desse mundo artificial. E realmente não é artificial, é o meu verdadeiro emprego. Mas eu estou ansioso por continuar apenas a minha educação como alguém que está interessado na vida também, sabe?

P: Certo. Ter aulas de italiano, ou algo assim?
R: É.

P: Ter esse equilíbrio é importante, e parece que você está em uma posição onde você pode meio que fazer o que quiser. Então você poderia muito bem.
R: Certo. É realmente difícil entender esse fato existencial de que a única mercadoria que não é negociável é o tempo.


--x-x--



Você pode conferir toda a entrevista traduzida clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário