R: Sim, e por falar
nisso, às vezes isso é muito limitante. Eles dizem que se você dá a alguém 30
opções de tecido, não importa o que eles peguem eles vão estar satisfeitos com
a sua escolha. Se você dar-lhes três opções, eles vão se sentir como se eles
fizessem a decisão certa com base nesse menor número de opções. O que está
sempre em minha mente é: "Será que o que estamos fazendo é eficaz? É
eficiente? Estou fazendo um tipo de bloqueio ou um tipo de continuidade no tiro
mestre?" E então, "Estou fazendo algo totalmente diferente, porque eu
ainda não tenho o que eu queria?" Não importa como você se sente sobre o
que você tem ou o que você sabe que precisa ou o que você está tentando fazer,
objetivamente, é como "Nós não podemos usar isso. Você vai fazer o editor
ficar maluco”. Um pouco de consideração dispõe de um longo caminho.
P: Você tem que
pensar nisso. Você acha que o que você está tentando descobrir ao máximo, você
tem um tipo de ligação isso.
R: Mas eu também acho
que as pessoas que acreditam que seu processo é mais importante que todo o
processo são... é assim que você faz inimigos com a justiça cósmica, porque
você vai ser humilhado.
P: Eu acho que a
edição de um filme é a melhor educação cinematográfica que você poderia ter.
Quando você tem que ir e realmente colocar algo em conjunto com o material que
você tenha coletado. Não há melhor maneira de descobrir o que está faltando, ou
o que você não pensou. Você já pensou, depois de fazer isso por tanto tempo, meio
que cair pra área da direção, ou você apenas ama ser um ator?
R: Ambos. Você só sabe
o que você sabe. Eu cresci em torno de diretores, ao redor de todos vendo tudo
que você faz antes do primeiro dia de começar a filmar. E essa visão é o que
faz ou quebra a experiência. Como ator, isso realmente só importa no que você
faz entre "ação" e "corta". Não importa o que você pensou
que ia fazer, se você não for bom nas cenas daquele dia, você vai se
decepcionar. E quem está há tempo suficiente percebe que ambas as fases do
processo são simplesmente sobre a preparação para coleta de dados e a coleta dos
dados. Quando todos os hipsters que você conhece voam para casa, você fica com
esse entulho do qual você pode fazer entre a Capela Sistina ou a cauda em longa
escala de um filhote. E essa é meio que a próxima coisa. Eu meio que fico
olhando para Hadrian’s Wall e pensando “essa é a parte da minha carreira que eu
não investi minha atenção”, por isso é emocionante. Isso (dirigir) também soa
animador.
P: Você está dizendo
que, inevitavelmente, você vai dirigir um filme?
R: Eu acho que sim. Eu
tenho um em mente, e é claro que eu escolhi a um filme de nossa programação que
é um grande quebra-cabeça, ninguém sabe como poderíamos fazê-lo. Mas eu gosto
da mesma forma que as meninas gostam quando você as entrega um colar que é tão
enrolado que você deve jogá-lo fora, e então elas adoram, sabe? Eu gosto desse
desafio e talvez isso é o que eu vou fazer. Talvez não. Talvez ele só vá me
levar a algo mais, mas agora eu estou muito feliz só de estar na frente da
câmera e levando as coisas com calma. Eu não sou mais uma criança, mas tenho
filhos. Diretor é um compromisso de dois anos, sabe?
P: Sim, e você olha
para os diretores que tiveram longas de filmes de sucesso como os irmãos Coen
ou Clint Eastwood, e a energia e o compromisso de tempo que vai para isso é
insana. Como ator, você tem um monte de tempo dentro do maquinário.
R: Certo, e ainda o tempo
é relativo. Eu sou quase que um morador de trailer. Se eu não estou
trabalhando, eu sinto que eu deveria ser colocado para fora no trailer
assistindo cabo ou qualquer outra coisa. Acho que fui mimado. Mas também sei
que o método de Eastwood é o caminho que eu investiria. Você sabe: "Não há
nenhuma razão para ficar muito animado aqui. Nós não precisamos tentar gravar em,
você sabe, 12, 14, 16 horas por dia."
É muito sobre a lei dos rendimentos decrescentes. Alguém me disse que o corpo
tem esses ritmos naturais de uma hora e 40 minutos de atividade e 20 minutos de
descanso, e eu disse: "Isso soa como um dia de trabalho que deu certo em
um bom conjunto." Nós sabemos agora que pôr uma criança na escola antes
das 10:00 é absolutamente ineficaz para qualquer coisa, exceto os professores e
os administradores, mas a escola de ninguém é a partir das 10:00 Realmente, se
você está começando uma gravação antes das 08:00 e terminando ela às 18:00,
você está apenas entrando um pouco mais na lata. Talvez você esteja fazendo a
sua agenda ou seu orçamento, mas você não está, necessariamente, recebendo um
grande trabalho.
P: É interessante
falar sobre ser mais velho, mais sábio, e acreditar em si mesmo o suficiente
para ser capaz de andar em um papel e ter confiança em tentar alguma coisa. Mas
pelo que eu li, eu sei que você fez uma tonelada de preparação para o Chaplin.
Essa preparação era baseada no medo ou reverência e respeito para o homem? E
como toda essa preparação e trabalho ajudaram no resto da sua carreira?
R: Bem, foi minha primeira experiência longe de Homem de
Ferro, onde eu fui tele testado para algo, porque não havia fé exatamente
imediata de que eu poderia fazê-lo.
P: Como foi o teste
para Chaplin?
R: Quando fui conhecer
pela primeira vez [o diretor] Richard Attenborough ele ergueu uma foto de Tom
Cruise e disse: "Agora, não é uma notável semelhança?" E eu fiquei
tipo, "O que é que eu vou dizer? Sim, você deve lhe dar o papel?"
P: Você está
brincando.
R: Não. E eu nem acho
que Tom pensou em fazer isso. Ele poderia ter. De qualquer forma, eles
colocaram o filme juntos, mas o financiamento foi ficando puxado ou caindo aos
pedaços até ser colocado de volta, eu acho que Carolco fez isso com TriStar.
Dickey continuou chamando e dizendo: "Querido apenas aguente mais três,
cinco, sete meses." Então eu acho que eu acabei tendo nove meses ou algo
parecido para ficar pronto.
P: Então você fez o
teste, e então o filme não começou por nove meses?
R: Sim, mas eu estava
no elenco. Isso era tudo o que eu precisava ouvir.
P: Quando você fez o
teste de tela você foi capaz de preparar cenas?
R: Sim. Eu tinha um par de tardes com um professor de
dialeto, e eu tinha um ou dois dias com um professor de movimento. Foi esse
saco de surpresas muito aleatórias de Chaplinismos. Eu achava que iria interpretar
com uma escada portátil ou algo parecido, e isso foi ocorreu bem. Eu não
poderia te dizer o que eu fiz ou o que eu estava pensando que eu ia fazer, mas
eu me senti parecido com o cara. Passei um bom tempo indo para alguns dos
lugares que ele tinha ido, coisas desse tipo. Mas para responder a sua pergunta
inicial, quanto mais tempo eu tive para ficar pronto, mais eu percebi que esse
cara era uma montanha absoluta, e não havia nada que eu poderia fazer além de
ser tão honesto quanto eu poderia imaginar sobre retratar esse aspecto dele,
que era suas personas públicas e privadas.
Q: Eu li que você até
aprendeu a jogar tênis canhoto.
A: Bem, eu aprendi a
jogar tênis com raquetes de tênis velhas, e então eu estava olhando alguns
filmes antigos, e eu percebi que ele era ambidestro e estava jogando com a
canhota. Eu voltei para o meu treinador de tênis, e eu disse: "Só uma
última coisa:. Temos que trocar as mãos" E então o dia em que filmamos,
tudo meio que fui para fora da janela. Eu estou lá com Kevin Kline, que diz:
"Querido, será que eles realmente sabem?" Mas eu tinha que fazer. Eu
não podia deixar isso passar.
P: Em algum momento
você deve ter pensado: "Ninguém vai saber disso além de mim", mas
você sentia que era importante fazer isso.
R: Bem, veja, parte do
que é a história, sendo capaz de sentar-se aqui 21 anos depois e lhe dizer como
eu estava comprometido, por isso muitas vezes eu acho que as coisas mais sérias
são feitas com motivo. Eu tinha 25, 26 anos, e você não pode me dizer o
contrário.
P: Você teve alguma
experiência antes de Chaplin, onde você não se preparou o suficiente, e decidiu
que não deixaria isso acontecer novamente?
R: Não, eu só decidi
ser mental com isso. Eu também fui mental com o teste de tela para o Homem de
Ferro. Eu estava absolutamente louco quando eu estava fazendo A Scanner Darkly.
Eu queria saber tudo o que eu ia dizer de trás pra frente. Eu tenho feito isso
para TV, você tem que fazê-lo, porque você está indo para filmar mais páginas
do que qualquer ser humano deve ter para lembrar todos os dias. Mas extrema
precisão e extrema imprecisão, ambas produzem grandes recompensas. É aquela a
área cinza no meio que, para mim, é a zona de perigo.
P: Em outras
palavras, ter um plano. Ou estar totalmente preparado ou ir sabendo que você
vai deixar que isso aconteça magicamente.
R: Sim, eu estou
preparado para basicamente ser descartado na zona quente, e eu vou encontrar um
arbusto [risos].
P: Eu sou fascinado
pela arte de compor. Penso muito sobre isso, e eu escrevo canções. E eu amo a
música...
R: Eu também.
P: Há aquela
pergunta de onde a música vem. Quer se trate de uma espécie de éter como John
Lennon descreveu quando disse: "Acabei de ouvir isso na minha cabeça, e eu
tinha que escrevê-lo antes que ele fosse embora." Mas, então, há Jackson
Browne sentado em sua sala de estar, devorando copos de chá e trabalhando a
música como um cientista que trabalha um problema de matemática. Talvez não
seja muito diferente do seu processo de atuação.
R: Sim, você não quer
ser dependente da graça de Deus. Você precisa saber o que fazer quando o sol
não está brilhando. Acho que Warren Beatty foi provavelmente meu maior mestre
nisso. Ele meio que anonimamente produziu este filme The Pickup Artist. Ele
dizia: "O que é a ação de Jack Jericho nesta cena?" E eu ficava como,
"Uh, ele está tentando pegar as meninas. Hum, ele está falando com uma
menina... ele está comparando as meninas com pinturas." E ele continua:
"Errado. Você está muito errado. Não sabe mesmo o que você está fazendo
nesta cena?" Foi como: "Eu sei o que estou fazendo. Eu, eu estou
tentando dirigir um carro." Ele continua: "Não, não, não. Você está
tentando começar a trabalhar, mas você continua se distrair, para que a sua
ação continue mudando." Eu estava tipo, "Oh yeah ." Ele
continua: "Então, a ação é para ir para o trabalho." Eu disse,
"Sim ela é." Ele continua, "Certo, mas o que acontece?" Eu
falo, "Bem, eu vejo uma garota." Ele continua:" E então o que
acontece?" E eu falo "Oh! Minha ação muda." Ele continua, "Yeah."
E ele me disse: "Ninguém vai ser inspirado o tempo todo, mas todo mundo
deve saber o que eles estão fazendo se eles estão sendo pagos para desempenhar
um papel em um filme . É irresponsável não saber." Eu fiquei tipo:
"Obrigado."
P: Essa é uma grande
lição.
R: É ótima, e, aliás,
é embaraçosamente óbvio que este ícone passou por aqui e só sabia exatamente o
que eu estava fazendo, e ainda assim eu estava absolutamente certo de que eu
sabia o que estava fazendo. E eu não poderia saber ainda mais de saber o que eu
estava fazendo.
P: É engraçado como
você não pode esperar nenhuma mágica acontecer com você se você não se preparar.
É quase como se você tivesse que se preparar para ser capaz de jogá-lo fora. Eu
só consigo fazer uma boa fotografia espontânea se eu tiver pelo menos quatro
ideias prontas para que eu possa usar. Os acidentes são entre os dois. Embora
às vezes você possa argumentar que se preparou tanto que você não deixou
qualquer margem para acidentes acontecerem.
R: Para mim, essa é a
grande tragédia de qualquer situação criativa. Onde alguém está tão
comprometido com o projeto, se você quiser fazer alguma coisa espontânea, é
preciso dar uns 10 minutos de antecedência. (Risos)
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