sábado, 11 de maio de 2013

Off Camera parte 3: Sam Jones entrevista Robert Downey Jr.


P: Eu li que o diretor James Toback disse que a melhor maneira de te dirigir é apenas sair do seu caminho e deixá-lo fazer a sua coisa. Mas existem algumas maneiras que você gostaria de ser dirigido, ou certas características que você procura em um diretor?
R: É tão estranho, sabe. Eu acho que isso se parece muito com ensino médio – Ou eu me sinto confortável se eu sinto que eu posso passar por cima de alguém, ou eu me sinto confortável se eu sentir que eles estão realmente na minha cara, se eu realmente sei que eles sabem do que estão falando. Mas, honestamente, o meio termo entre esses extremos é o lugar onde todas as coisas grandes estão. Você realmente não sabe o que vai acontecer quando você aparece em algum lugar, e eu não sou o tipo de pessoa, exceto em casos raros, que fica melhor quanto mais eu trabalhar em algo. Tenho tendência a gostar de deixar as coisas realmente se infiltrar no que parece externamente como uma forma distante de moda evasiva. E então eu gostaria de entrar e tentar apenas agir como um ninja sem muitos golpes. Mas você não está sempre proporcionado a isso, por exemplo, você não pode fazer isso com digamos, um drama de tribunal.
Mas eu não sei. Eu ainda me sinto muito jovem, e eu olho para outras pessoas. Eu acho que olhar para a experiência dos outros e o corpo de trabalho, provavelmente, tem um monte de respostas para as minhas perguntas. Eu olho para o cara com lama em seu rosto ali [gestos para uma imagem de Matt Damon na parede do estúdio]. Como Matt Damon, eu provavelmente poderia aprender uma centena de coisas que faria o meu trabalho muito mais fácil apenas a partir de todas as coisas que ele fez que eu não fiz, e provavelmente vice-versa. É por isso que eu acho que conversas como essa - quando não são para vender sabão, quando há realmente uma entrevista - são vitais, e eu gostaria de vê-los acontecer com mais frequência. Até onde estamos realmente olhando um para o outro e trocando informações.

P: Isso tende a ser como uma espécie de relação ator-diretor também, porque eu sinto que você pode ter mais ansiedade em um projeto se você pudesse passar por cima de um diretor. Eu acho que, como ator, você prefere sentir como se estivesse em mãos confiantes, ao invés de se sentir como você tem o número de um homem, e ele se sente intimidado por você.
R: É. Você não quer ter que perder o seu respeito pela posição de alguém para se sentir bem. Isso é apenas como um esquisito ego material. Mas é preciso todos os tipos, sabe? As pessoas são realmente estranhas, e você pega um monte de pessoas excêntricas e as coloca nesta situação onde elas deveriam se comunicar e dirigir para um objetivo singular. É incrível para mim quando qualquer projeto nunca é terminado!
Eu vejo isso como minha prova positiva de algum tipo de ordem superior, a vida está fazendo alguma coisa, e nós estamos aqui. E é muito divertido e fascinante ter este tipo de folhas de chamadas frias com títulos modernos, ou realmente um grande pedaço raro de escrita que você pode ou não ser capaz de executar, ou uma espécie de adorável roteiro de especulação com gênero bidimensional que você pretende fazer uma obra-prima.

P: Existem traços de personalidade que são comuns e essenciais para ser um grande diretor?
R: Eu não sei, é estranho pra caramba para mim. Estive lendo The Tao of Leadership, e eu reconheço que uma grande liderança exige uma grande capacidade de não fazer nada em alguns aspectos. Em outras palavras, não tentar fazer as coisas acontecerem, mas estar consciente do que está ocorrendo no momento e ser muito flexível de onde você vai e também muito enraizado no princípio do que você está tentando fazer. Então, eu realmente apenas procuro uma conexão; parece que nós dois vamos fazer essa terceira coisa?

P: Eu tenho estado em torno de um monte de diretores, e uma coisa da qual eu sempre estou fascinado é esta aura de relaxamento e confiança que eles podem projetar e obter exatamente o que querem. É quase como se eles são capazes de fazê-lo, apesar do que você pensaria que seria necessário para que algo seja feito.
R: Isso! Guy Ritchie é um bom exemplo de The Tao of Leadership, porque ele tem um conjunto muito relaxado, e um conjunto muito espirituoso, divertido e solto. Às vezes você olha por cima, e ele vai estar jogando xadrez enquanto a equipe está armando alguma coisa. E uma parte de mim, o tipo de anal, uma parte tensa de mim, pensaria: "Isso é loucura! Deveríamos estar falando sobre a próxima cena!" Mas isso é porque eu estive na proximidade de um produtor por tanto tempo, minha mulher, que tendem a pensar mais e mais sobre o alcance global e a agenda e o tempo. Susan é tão eficiente que ela está pensando sobre o que ela poderia estar fazendo enquanto ela está fazendo o que ela poderia estar fazendo enquanto ela está fazendo o que ela poderia fazer [risos]. Mas Guy acaba recebendo o tipo de resultados que ele quer, sem ter que soletrar. E de vez em quando ele vai entrar em cena e ficar todo atrevido e fazer alguma coisa ou dizer-lhe exatamente o que ele está pensando só para mostrar que ele pode fazer isso se ele quiser. Mas para a maior parte, ele meio que realmente deixa as coisas acontecerem.

P: Quando você receber um script, que é o processo de passar a decidir se é o projeto ideal para você?
R: Eu posso muito bem dizer antes deles me entregarem. Quando eles enviam uma carta dizendo que fulano de tal está fazendo isso, olhe para o papel de blá, blá, blá, ou esse é ciclano que quer filmar em qualquer lugar. Eu acabo dizendo, "Oh, eu tenho que ler isso", ou, na maioria das vezes eu digo, "Obrigado por enviá-la. Eu não posso lê-lo."

P: Claro, e eu aposto que o percentual é muito louco.
R: Mas todo mundo tem um processo diferente, e algumas pessoas gostam apenas de ler exemplos de script e ver se o personagem está lá. Eu tendo a perceber o que ninguém está pensando quando eles me mandam isso, eu apenas fiz algo parecido. Às vezes eu só penso nisso como se um consumidor fosse escolher o que eu farei em seguida.

P: Mas e se o consumidor só quiser continuar a ter a experiência do Homem de Ferro outra e outra vez?
R: Eles não querem, ou eu não estou ouvindo esse consumidor o tempo todo. E eu não quero ser tão rígida e professoral sobre a coisa toda, mas eu também tendo a pensar sobre o tipo de história que vai ser. Eu sei qual é o meu forte e eu também sei as áreas em que eu quero fazer incursões, e é improvável que eu vou fazer incursões em uma situação onde eu realmente não conheça as pessoas ou onde eu não estou super entusiasmado com o tema do filme.
Então, é uma espécie de combinação. Eu costumo pensar em coisas muito objetivamente, é só mercado. Eu não gosto de fazer filmes que ninguém vai ver ou se preocupam, e eu também não quero tentar fazer apenas filmes "importantes", porque todo filme é importante. Por exemplo, a coisa que eu vou fazer a seguir é um drama de tribunal. Mas é muito mais do que isso, e que a única razão pela qual eu estou fazendo este filme é porque minha esposa está produzindo. Ela é apaixonada por ele. É um roteiro fantástico, e é meio que um ponto de partida para nós dois. E agora que nós estamos fazendo este drama de tribunal (embora ele realmente não seja um), estamos recebendo todos esses scripts de drama de tribunal, como se isso fosse o que nós queremos fazer para os próximos 12 anos. E eu fico tipo, "Bem, estranhamente, não."

P: Uma vez que você disse sim a um projeto, qual é o seu processo de trabalho com o roteiro?
R: Bem, isso mudou. Desde que tenho trabalhado com Jon Favreau no primeiro Homem de Ferro, eu tenho respeito praticamente zero para o que é fisicamente impresso nas páginas quando eu vou para o trabalho. E, às vezes, quanto melhor é a escrita, mais chata ela é, porque é mais provável que eu não vou ser capaz de inovar dentro dela. Portanto, é um problema. É chegado ao ponto em que o diretor Todd Phillips, quando filmamos Due Date, me disse: "Eu percebi isso. Você odeia papel. "(Risos)
Acho que algo disso é a minha própria arrogância e ego. Eu venho de uma família de escritores e eu gosto de escrever, e eu acho que, pelo menos, saber escrever para mim, e muitas vezes, se eu tomar uma facada em uma cena, todos os personagens podem sair um pouco melhor. Então, qual é o meu processo? Nos últimos cinco ou sete anos, tem sido mais ou menos como macaco bêbado. Agora eu mantenho a atenção sobre o assunto em questão: a questão está em trazer o melhor que eu posso trazer para o set todos os dias. Com o que estamos fazendo, você pode simplesmente escolher qualquer coisa do menu chinês, e tudo é muito bom, desde que eu esteja em boa forma, e é bom, e se o bloqueio não se sente como nós estivéssemos fazendo um teleplay e todas essas coisas

P: Eu acho que isso é especialmente verdadeiro à medida que envelhecem. Durma o suficiente para que você tenha a energia para o trabalho. Você chegou ao final do dia com sucesso tantas vezes que você tem confiança nisso e você pode confiar em si mesmo.
R: Sinceramente, você está sempre vivendo apenas um dia, sabe? A pior parte de todo o dia, por vezes, pode ser quando você aparece, as coisas começam, e eles dizem: "Tudo bem, nós estaremos prontos em um minuto." E você diz, "Oh merda. É apenas 9h00, qual é essa parte de mim que quer que algo termine? Mesmo algo que eu goste. Mesmo algo que eu sou responsável de colocar o meu melhor." Apenas parece como, bem, parece com a escola, sabe? A vida ainda se parece muito com a escola. Eu amo um dia chuvoso, eu adoro quando estamos filmando, e, de repente, há trovões e relâmpagos, e eles têm que desligar os geradores. E não é porque eu estou em um padrão de revogação, ou eu não quero realmente ganhar a vida, ou eu não quero ter que fazer o que eu deveria fazer.
Eu sei que quase todo mundo ainda opera no pressuposto de "Ei, em algum momento, hoje eles tem que nos deixar ir para casa." Portanto, não importa o quão frustrante ou desafiadora ou divertida ou esgotante qualquer situação seja, em algum momento, algum dia vai acabar. Temos sindicatos. Você não está indo trabalhar nas primeiras 24 horas do dia, então eu acho que dentro desses limites, quase tudo anda sozinho. E eu acho também que eu estou ficando mais velho, e eu percebo que muitas das pessoas com quem estou trabalhando são de uma geração mais jovem, eu gosto de gastar uma quantidade razoável de minha energia tentando modelar uma reação comportamental que tem alguma espécie de dignidade quando as coisas não vão nem particularmente bem ou particularmente gentilmente ou sem problemas, ou então é realmente muito difícil. E é quase impossível saber a verdade, mesmo uma vez, mas só temos que fazê-lo direito uma vez.


P: É verdade. Você está trabalhando em direção a algo que você só tem que fazer o certo uma vez, e então você pode seguir em frente. Você fala sobre envelhecer e esse momento estranho quando você olha ao redor e perceber que você é a pessoa com mais experiência no set. Você é o cara que tem aparecido na maioria dos filmes. Você acha que há uma mudança que ocorre?
R: Eu acho que ninguém se importa, porque gostam de mim, eles estão pensando principalmente sobre si mesmos. Então, se alguém não fez espaço para a sua autoconfiança, eles não podem realmente dar espaço para mais ninguém. Eu aprecio certos clichês, mas também não há nada que eu goste mais do que quando um garoto com cerca de nove anos olha para mim e diz: "Você realmente não sabe mesmo o que você está fazendo não é?" E eu digo: "Não, nunca sei. Agora, por que não tentamos iniciar a cena aqui, e em vez de olhar para longe da câmera olha aqui ao lado dessa caixa fosca, e então eu vou ficar fora da câmera, e eu vou te dar três coisas engraçadas para dizer. Você vai dizer todas elas três vezes consecutivas. Tudo bem, vamos tentar isso."
Então, eu acho que é absorvente. Eu adoro projeções. Eu nunca conheci alguém do qual eu tinha temor de ter uma certa estreita proximidade, que quando finalmente fiquei com eles por um par de horas, esse temor não tenha sido esmagado. Então, eu gosto de convidar as pessoas para perceber que sim, eu sou apenas mais um idiota de pé aqui. Estou muito bem em ser apenas outra decoração de pé aqui, porque eu tenho feito muito.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário