segunda-feira, 13 de maio de 2013

Off Camera parte 4: Sam Jones entrevista Robert Downey Jr.

P: Eu também acho que foi por causa de sua experiência e sua abordagem generalista para o seu ofício que se criaram muitos caminhos do qual você pode explorar. Você tem uma grande variedade de lugares onde você pode ir.
R: Sim, e por falar nisso, às vezes isso é muito limitante. Eles dizem que se você dá a alguém 30 opções de tecido, não importa o que eles peguem eles vão estar satisfeitos com a sua escolha. Se você dar-lhes três opções, eles vão se sentir como se eles fizessem a decisão certa com base nesse menor número de opções. O que está sempre em minha mente é: "Será que o que estamos fazendo é eficaz? É eficiente? Estou fazendo um tipo de bloqueio ou um tipo de continuidade no tiro mestre?" E então, "Estou fazendo algo totalmente diferente, porque eu ainda não tenho o que eu queria?" Não importa como você se sente sobre o que você tem ou o que você sabe que precisa ou o que você está tentando fazer, objetivamente, é como "Nós não podemos usar isso. Você vai fazer o editor ficar maluco”. Um pouco de consideração dispõe de um longo caminho.

P: Você tem que pensar nisso. Você acha que o que você está tentando descobrir ao máximo, você tem um tipo de ligação isso.
R: Mas eu também acho que as pessoas que acreditam que seu processo é mais importante que todo o processo são... é assim que você faz inimigos com a justiça cósmica, porque você vai ser humilhado.

P: Eu acho que a edição de um filme é a melhor educação cinematográfica que você poderia ter. Quando você tem que ir e realmente colocar algo em conjunto com o material que você tenha coletado. Não há melhor maneira de descobrir o que está faltando, ou o que você não pensou. Você já pensou, depois de fazer isso por tanto tempo, meio que cair pra área da direção, ou você apenas ama ser um ator?
R: Ambos. Você só sabe o que você sabe. Eu cresci em torno de diretores, ao redor de todos vendo tudo que você faz antes do primeiro dia de começar a filmar. E essa visão é o que faz ou quebra a experiência. Como ator, isso realmente só importa no que você faz entre "ação" e "corta". Não importa o que você pensou que ia fazer, se você não for bom nas cenas daquele dia, você vai se decepcionar. E quem está há tempo suficiente percebe que ambas as fases do processo são simplesmente sobre a preparação para coleta de dados e a coleta dos dados. Quando todos os hipsters que você conhece voam para casa, você fica com esse entulho do qual você pode fazer entre a Capela Sistina ou a cauda em longa escala de um filhote. E essa é meio que a próxima coisa. Eu meio que fico olhando para Hadrian’s Wall e pensando “essa é a parte da minha carreira que eu não investi minha atenção”, por isso é emocionante. Isso (dirigir) também soa animador.

P: Você está dizendo que, inevitavelmente, você vai dirigir um filme?
R: Eu acho que sim. Eu tenho um em mente, e é claro que eu escolhi a um filme de nossa programação que é um grande quebra-cabeça, ninguém sabe como poderíamos fazê-lo. Mas eu gosto da mesma forma que as meninas gostam quando você as entrega um colar que é tão enrolado que você deve jogá-lo fora, e então elas adoram, sabe? Eu gosto desse desafio e talvez isso é o que eu vou fazer. Talvez não. Talvez ele só vá me levar a algo mais, mas agora eu estou muito feliz só de estar na frente da câmera e levando as coisas com calma. Eu não sou mais uma criança, mas tenho filhos. Diretor é um compromisso de dois anos, sabe?

P: Sim, e você olha para os diretores que tiveram longas de filmes de sucesso como os irmãos Coen ou Clint Eastwood, e a energia e o compromisso de tempo que vai para isso é insana. Como ator, você tem um monte de tempo dentro do maquinário.
R: Certo, e ainda o tempo é relativo. Eu sou quase que um morador de trailer. Se eu não estou trabalhando, eu sinto que eu deveria ser colocado para fora no trailer assistindo cabo ou qualquer outra coisa. Acho que fui mimado. Mas também sei que o método de Eastwood é o caminho que eu investiria. Você sabe: "Não há nenhuma razão para ficar muito animado aqui. Nós não precisamos tentar gravar em, você sabe,  12, 14, 16 horas por dia." É muito sobre a lei dos rendimentos decrescentes. Alguém me disse que o corpo tem esses ritmos naturais de uma hora e 40 minutos de atividade e 20 minutos de descanso, e eu disse: "Isso soa como um dia de trabalho que deu certo em um bom conjunto." Nós sabemos agora que pôr uma criança na escola antes das 10:00 é absolutamente ineficaz para qualquer coisa, exceto os professores e os administradores, mas a escola de ninguém é a partir das 10:00 Realmente, se você está começando uma gravação antes das 08:00 e terminando ela às 18:00, você está apenas entrando um pouco mais na lata. Talvez você esteja fazendo a sua agenda ou seu orçamento, mas você não está, necessariamente, recebendo um grande trabalho.

P: É interessante falar sobre ser mais velho, mais sábio, e acreditar em si mesmo o suficiente para ser capaz de andar em um papel e ter confiança em tentar alguma coisa. Mas pelo que eu li, eu sei que você fez uma tonelada de preparação para o Chaplin. Essa preparação era baseada no medo ou reverência e respeito para o homem? E como toda essa preparação e trabalho ajudaram no resto da sua carreira?
R: Bem, foi minha primeira experiência longe de Homem de Ferro, onde eu fui tele testado para algo, porque não havia fé exatamente imediata de que eu poderia fazê-lo.

P: Como foi o teste para Chaplin?
R: Quando fui conhecer pela primeira vez [o diretor] Richard Attenborough ele ergueu uma foto de Tom Cruise e disse: "Agora, não é uma notável semelhança?" E eu fiquei tipo, "O que é que eu vou dizer? Sim, você deve lhe dar o papel?"

P: Você está brincando.
R: Não. E eu nem acho que Tom pensou em fazer isso. Ele poderia ter. De qualquer forma, eles colocaram o filme juntos, mas o financiamento foi ficando puxado ou caindo aos pedaços até ser colocado de volta, eu acho que Carolco fez isso com TriStar. Dickey continuou chamando e dizendo: "Querido apenas aguente mais três, cinco, sete meses." Então eu acho que eu acabei tendo nove meses ou algo parecido para ficar pronto.

P: Então você fez o teste, e então o filme não começou por nove meses?
R: Sim, mas eu estava no elenco. Isso era tudo o que eu precisava ouvir.

P: Quando você fez o teste de tela você foi capaz de preparar cenas?
R: Sim. Eu tinha um par de tardes com um professor de dialeto, e eu tinha um ou dois dias com um professor de movimento. Foi esse saco de surpresas muito aleatórias de Chaplinismos. Eu achava que iria interpretar com uma escada portátil ou algo parecido, e isso foi ocorreu bem. Eu não poderia te dizer o que eu fiz ou o que eu estava pensando que eu ia fazer, mas eu me senti parecido com o cara. Passei um bom tempo indo para alguns dos lugares que ele tinha ido, coisas desse tipo. Mas para responder a sua pergunta inicial, quanto mais tempo eu tive para ficar pronto, mais eu percebi que esse cara era uma montanha absoluta, e não havia nada que eu poderia fazer além de ser tão honesto quanto eu poderia imaginar sobre retratar esse aspecto dele, que era suas personas públicas e privadas.

Q: Eu li que você até aprendeu a jogar tênis canhoto.
A: Bem, eu aprendi a jogar tênis com raquetes de tênis velhas, e então eu estava olhando alguns filmes antigos, e eu percebi que ele era ambidestro e estava jogando com a canhota. Eu voltei para o meu treinador de tênis, e eu disse: "Só uma última coisa:. Temos que trocar as mãos" E então o dia em que filmamos, tudo meio que fui para fora da janela. Eu estou lá com Kevin Kline, que diz: "Querido, será que eles realmente sabem?" Mas eu tinha que fazer. Eu não podia deixar isso passar.

P: Em algum momento você deve ter pensado: "Ninguém vai saber disso além de mim", mas você sentia que era importante fazer isso.
R: Bem, veja, parte do que é a história, sendo capaz de sentar-se aqui 21 anos depois e lhe dizer como eu estava comprometido, por isso muitas vezes eu acho que as coisas mais sérias são feitas com motivo. Eu tinha 25, 26 anos, e você não pode me dizer o contrário.

P: Você teve alguma experiência antes de Chaplin, onde você não se preparou o suficiente, e decidiu que não deixaria isso acontecer novamente?
R: Não, eu só decidi ser mental com isso. Eu também fui mental com o teste de tela para o Homem de Ferro. Eu estava absolutamente louco quando eu estava fazendo A Scanner Darkly. Eu queria saber tudo o que eu ia dizer de trás pra frente. Eu tenho feito isso para TV, você tem que fazê-lo, porque você está indo para filmar mais páginas do que qualquer ser humano deve ter para lembrar todos os dias. Mas extrema precisão e extrema imprecisão, ambas produzem grandes recompensas. É aquela a área cinza no meio que, para mim, é a zona de perigo.

P: Em outras palavras, ter um plano. Ou estar totalmente preparado ou ir sabendo que você vai deixar que isso aconteça magicamente.
R: Sim, eu estou preparado para basicamente ser descartado na zona quente, e eu vou encontrar um arbusto [risos].

P: Eu sou fascinado pela arte de compor. Penso muito sobre isso, e eu escrevo canções. E eu amo a música...
R: Eu também.

P: Há aquela pergunta de onde a música vem. Quer se trate de uma espécie de éter como John Lennon descreveu quando disse: "Acabei de ouvir isso na minha cabeça, e eu tinha que escrevê-lo antes que ele fosse embora." Mas, então, há Jackson Browne sentado em sua sala de estar, devorando copos de chá e trabalhando a música como um cientista que trabalha um problema de matemática. Talvez não seja muito diferente do seu processo de atuação.
R: Sim, você não quer ser dependente da graça de Deus. Você precisa saber o que fazer quando o sol não está brilhando. Acho que Warren Beatty foi provavelmente meu maior mestre nisso. Ele meio que anonimamente produziu este filme The Pickup Artist. Ele dizia: "O que é a ação de Jack Jericho nesta cena?" E eu ficava como, "Uh, ele está tentando pegar as meninas. Hum, ele está falando com uma menina... ele está comparando as meninas com pinturas." E ele continua: "Errado. Você está muito errado. Não sabe mesmo o que você está fazendo nesta cena?" Foi como: "Eu sei o que estou fazendo. Eu, eu estou tentando dirigir um carro." Ele continua: "Não, não, não. Você está tentando começar a trabalhar, mas você continua se distrair, para que a sua ação continue mudando." Eu estava tipo, "Oh yeah ." Ele continua: "Então, a ação é para ir para o trabalho." Eu disse, "Sim ela é." Ele continua, "Certo, mas o que acontece?" Eu falo, "Bem, eu vejo uma garota." Ele continua:" E então o que acontece?" E eu falo "Oh! Minha ação muda." Ele continua, "Yeah." E ele me disse: "Ninguém vai ser inspirado o tempo todo, mas todo mundo deve saber o que eles estão fazendo se eles estão sendo pagos para desempenhar um papel em um filme . É irresponsável não saber." Eu fiquei tipo: "Obrigado."

P: Essa é uma grande lição.
R: É ótima, e, aliás, é embaraçosamente óbvio que este ícone passou por aqui e só sabia exatamente o que eu estava fazendo, e ainda assim eu estava absolutamente certo de que eu sabia o que estava fazendo. E eu não poderia saber ainda mais de saber o que eu estava fazendo.

P: É engraçado como você não pode esperar nenhuma mágica acontecer com você se você não se preparar. É quase como se você tivesse que se preparar para ser capaz de jogá-lo fora. Eu só consigo fazer uma boa fotografia espontânea se eu tiver pelo menos quatro ideias prontas para que eu possa usar. Os acidentes são entre os dois. Embora às vezes você possa argumentar que se preparou tanto que você não deixou qualquer margem para acidentes acontecerem.
R: Para mim, essa é a grande tragédia de qualquer situação criativa. Onde alguém está tão comprometido com o projeto, se você quiser fazer alguma coisa espontânea, é preciso dar uns 10 minutos de antecedência. (Risos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário